LIVRO ESTATUTO DOS MILITARES COMENTADO TEM DOIS ADVOGADOS PARANAENSES COMO COORDENADOR E AUTOR

A Editora Juruá, publicou no último dia 10 de setembro, a obra “ESTATUTO DOS MILITARES COMENTADO – LEI 6.880, DE 09 DE DEZEMBRO DE 1980” obra, por ser um estudo minucioso do Estatuto dos Mili­tares, vem preencher uma lacuna em nosso Direito Militar.

É uma obra coletiva, que tem como característica uma apurada escolha dos autores, todos ligados diretamente ao estudo da vida castrense: membros da Justiça Militar (Ministro do Superior Tribunal Militar e Juíza Federal da Justiça Militar da União), Promotores da Justiça Militar, Defensor Público Federal, Oficiais do Exército Bra­sileiro, Advogados e Historiadora, deram todos sua preciosa colabo­ração do ponto de vista de suas experiências e entendimentos pessoais, voltados para o enriquecimento do livro.

Todos os artigos da Lei 6.880/1980 são analisados um a um, seguin­do um padrão de verificação quanto aos aspectos do fundamento constitucional, legislação específica, constitucionalidade do dispositivo, conceitos e outras considerações que se fizeram necessárias.

Traz como nota de destaque um precioso apanhado histórico, lembrando que no Brasil, apesar da independência ter sido proclamada em 1822, apenas há notícia do primeiro Estatuto no ano de 1941, o que fez necessária uma pesquisa justamente dessa legislação esparsa sobre a situação, obrigações, deveres, direitos e prerrogativas dos membros das Forças Armadas ao longo do curso da História, abarcando desde a Colônia até o Reino Unido, quando se adotava ainda os termos dos regulamentos, alvarás, leis, decisões, cartas e decretos da Pátria mater, passando pelo Período Imperial e a chegada aos dias atuais da República.

Sendo uma obra coletiva, tem como Coordenador o Advogado Jorge Cesar de Assis e, como um dos autores, o Advogado Jefferson Augusto de Paula, ambos da Comissão de Direito Militar da OAB-PR.

Para visualizar a obra, clique aqui

Postado em: Destaque, Notícias | Tags: Sem tags